sexta-feira, setembro 30, 2011

Coca-Cola lata Tião Santos Cada Garrafa tem Uma Historia set 2011 Minas Gerais

(texto completo da arte - full art text)

Comecei a frequentar o aterro sanitário de Gramacho, no Rio de Janeiro, quando eu era criança. Eu tinha 8 anos e levava comida para minha mãe e meus dois irmãos que trabalhavam lá, mas não me deixavam catar lixo. Eu ficava brincando com os outros meninos. Só comecei a trabalhar lá para dar um complemento na renda, bem mais tarde. Geralmente sábado a noite, quando eu não estudava. Sofri muito preconceito por ser catador e filho de catadora. No colégio. principalmente. Porque eu sempre achei importante estudar. Eu sempre falava para minha mãe: "eu não gosto de catar lixo." Eu não tinha noção da importância do meu trabalho. Na verdade a gente não é catador de lixo. A gente é catador de material reciclável. Lixo é aquilo que não tem reaproveitamento. Material reciclável, sim. O catador é quem movimenta toda essa cadeia da reciclagem. É o elo principal da sustentabilidade. Você percebe que se o Brasil recicla tanto hoje em dia é por causa dos catadores. Eu tive consciência disso depois que eu um amigo criamos a Associação dos Catadores de Jardim Gramacho que é apoiada pela Coca-Cola. Todo mundo debochava. Ninguém acreditava. Mas aí aquele trabalho solitário, nas ruas, para matar a fome passou a ser coletivo. Passou a ter valor. Tanto valor que a gente virou obra de arte, virou documentário. Fomos parar até na festa do Oscar! às vezes fico pensando quando vai dar meia-noite e a carruagem vai voltar a ser abóbora mas não dá. Esse meu conto de fadas não termina. Valeu a pena tudo o que eu sonhei. Onde existia um fim eu vi um começo. Hoje minha vida é muito boa. Quando você bebe um produto da Coca-Cola você se torna parte das milhares de histórias de otimismo como a minha. Tião Santos - Presidente da Associação da catadores de Jardim Gramacho no Rio de Janeiro.

A Coca-Cola Brasil apoia mais de 180 cooperativas e associações de reciclagem. Recicle você também, separando o lixo.

(translation by Google - not revised)

I started going to the landfill Gramacho in Rio de Janeiro, when I was a child. I was 8 years and brought food to my mother and my two brothers who worked there, but did not let me pick up trash. I was playing with other boys. Just started working there to give an income supplement, much later. Usually Saturday night, when I did not study. I suffered a lot of prejudice for being children of scavengers, and scavengers. In high school. mostly. Because I always felt it important to study. I always talked to my mother: "I do not like pick up trash." I had no idea of ​​the importance of my work. In fact we are not garbage collector. We are collector of recyclable material. Trash is what has not reuse. Recyclable material, yes. The collector who is moving this long chain of recycling. It is the main link of sustainability. You realize that if Brazil recycles much today is because of the collectors. I was aware that a friend after I created the Association of Collectors Garden Gramacho which is supported by Coca-Cola. Everyone mocked. Nobody believed. But then one working alone on the streets to satisfy his hunger became collective. Now has value. Such value that we became a work of art, turned documentary. We ended up at the Oscars! I wonder sometimes when you go to midnight and the carriage will return to pumpkin but you can not. This is not my fairy tale ending. It was worth everything I dreamed of. Where there was an order I saw a beginning. Today my life is very good. When you drink a Coca-Cola products you become part of the thousands of stories like my optimism. Tiao Santos - President of the Association of pickers Garden Gramacho in Rio de Janeiro.

Coca-Cola Brazil supports more than 180 cooperatives and recycling. You also recycle, separating the garbage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário