quarta-feira, março 31, 2010

Coca-Cola Kosher Le Pessach de 1936

In English after the Portuguese text

É bom quando se consegue juntar duas coisas tão diferentes quanto judaísmo e Coca-Cola. Recentemente a Rua Judaica, do amigo jornalista Osias Wurman publicou uma matéria adaptada do Jerusalem Post que reproduzo em seguida. Infelizmente, como é comum na grande mídia (JPOST) alguns detalhes encontrados em instantes não são procurados. Além da história do rabino Geffen, o mais importante era localizar no tempo o momento da "kasherização" da Coca-Cola. Isso foi em 1935. A foto do rabino Tuvia ou Tobias Geffen também não foi publicada pela JPost, portanto está aqui em cima

Curiosamente a mesma época em que se acusa a Coca-Cola de, arianizada na Alemanha, continuar mantendo seus negócios com o governo nazi. A Coca-Cola foi a principal viabilizadora económica da Olimpíada de Berlim de 1936. Todas as fotos em que seus logos e cartazes aparecem durante os jogos estão no arquivo da empresa não disponíveis. Ou seja, temos uma documentação comprovada da dualidade e ambiguidade da política de neutralidade norte-americana daquele período.

Nos próximos dias devo publicar uma matéria completa e fartamente ilustrada com a Coca-Cola durante a Alemanha nazista.

O anúncio em anexo é do ano seguinte, de 1936, publicado no importante jornal judaico The Canadian Jewish Chronicle, em sua edição pré-Pessach. O anúncio de meia página nos traz alguns dados interessantes. O mais visível são as primeiras chapinhas kosher, item que nem se sabe se existe de posse de algum colecionador. Em seguida temos a supervisão do Conselho Judaico de Montreal e do Conselho dos Rabinos Ortodoxos.

E já se antecipando às elevações com pouco sentido de produtos para Pessach, o anúncio é muito claro e diz que os preços usuais (5 centavos) devem prevalecer.

"Nós, através desta, declaramos que Coca-Cola é uma bebida puramente vegetal, analisada por grandes químicos e é uma bebida permitida para o serviço do Seder. Especialmente engarrafada para Pessach. Cada garrafa é selada com uma chapinha com as palavras Kohser Le Pessach."

É um documento único de minha coleção e este é o momento mais apropriado para sua divulgação.

Atualmente o que diferencia a normal da kosher de Pessach é o uso de açúcar na kosher enquanto a Coca normal usa frutose de milho. As empresas Gefen e Guefen não são relacionadas ao rabino Geffen

Chag Pessach Sameach

José Roitberg - jornalista

mais sobre a história da publicidade de Coca-Cola em http://cokebr.blogspot.com/ e http://jipemnia.com/coke


(English) It's nice when you can tie so different things like Judaism and Coca-Cola. Recently the Jerusalem Post published an article on 40years of the death of the Rabi that kasherized the Coca-Cola but lacked the most important information, the date. It happened in 1935. This was the same period when the arianized Coca-Cola company in Germany continued the business with the Nazis like so many other American companies. Coca-Cola was the main sponsor of 1936 Berlin Olimpics and all the pics with the mark at streets and stadiums are banned or stucked into Coca-Cola Archive not available to the public.

In some days I will publish a complete and illustrated article on that period. But it's interesting to notice the duality of isolationist politics of US at the 1930's. In Americas Coca Kosher and in Germany sponsoring the regime that openly harassed and prosecuted the Jews.

This is a unique ad, published by
The Canadian Jewish Chronicle on it's pre-Passover edition. Read Carefully. There is a lot of information on it.



(publicado em Rua Judaica)

O RABINO E A COCA-COLA KASHER

Uma cerimônia em homenagem aos 40 anos de falecimento do Rabino Tuvia Geffen foi realizada em Israel. Este rabino ortodoxo, que sempre conseguiu encontrar soluções criativas para suas questões, marcou época e deixou seu nome na história do mundo Kasher. Como sabemos, a Coca-Cola, um dos símbolos americanos mais conhecidos do mundo, tem sua fórmula secreta guardada a sete chaves, porém, durante muitos anos, uma das únicas pessoas em todo planeta que sabia sua fórmula, era o Rabino Tuvia Geffen, o homem que transformou a Coca-Cola em um produto Kasher. 

R.Geffen nasceu em Kovno, Lituânia, no dia 1 de Agosto de 1870. Estudou na Yeshivá de Kovno e Grodno e se tornou rabino formado pelos seus mestres R.Tzvi Hirsch Rabinowitz de Kovno e R. Danishevsky de Slobodka. Casou-se com Sarah Hene Raninowitz em 1898. Teve 8 filhos e seu casamento durou 63 anos. Em 1903, após o progrom em Kishniev, R.Geffen e sua família foram morar em NY, onde se tornou rabino em Canton, Ohio, e depois de alguns anos, optou em se mudar para Atlanta, onde o clima era mais agradável. Trabalhou na organização Sheerit Israel, até Fevereiro de 1970. Sua filha Helen estava estudando química alimentar na Universidade da Geórgia, quando, como parte de seu projeto, resolveu analisar a composição da Coca-Cola. Encontrou em sua fórmula glicerina de origem animal. Alguns rabinos na época já autorizavam o consumo da Coca-Cola como produto Kasher, muitos devido a regra de 1/60, onde se existe uma parte não kasher para 60 partes kasher, estaria ok o consumo, e outros por não saber da presença da glicerina na fórmula.

Quando o rabino Geffen escutou de sua filha a respeito da glicerina de origem animal ficou muito preocupado, e viu que ali havia um problema, já que a regra de 1/60 somente se aplicaria caso esta parte não kasher se misturasse de forma acidental com as outras 60 partes kasher, mas sendo feito a mistura de forma intencional, todo o produto seria considerado como não kasher. O rabino de imediato entrou em contato com o Sr.Harold Hirsch, um grande empresário e líder comunitário em Atlanta. Harold se encontrou com o Sr. Asa Candler, um dos fundadores e donos da Coca-Cola. Muito antes do mundo se tornar tão globalizado, o sr. Candler já sonhava em ter seu produto vendido em todos os países do mundo. Ao escutar sobre o problema, Mr. Candler disse: Se todo o mundo vai tomar Coca-Cola, não quero que exista um grupo, o grupo dos Judeus que deixem de tomar meu produto, todos devem ter a chance de tomar Coca-Cola".  Sr. Candler chamou seus diretores e disse: "Quero que vocês por gentileza acompanhem o rabino e resolvam este problema o quanto antes".

R.Geffen teve diversas reuniões com executivos e químicos da Coca-Cola, assinou um termo "segredo de Estado" com a empresa e passou a ter acesso a fórmula secreta do produto. Como resultado, Coca-Cola desde então aceitou substituir a glicerina de origem animal por um outro produto Kasher (não de origem animal), e também substituir derivados de milho, para que pudesse existir a opção de Coca-Cola Kasher para Pessach.  Após estas mudanças, a Coca-Cola se tornou oficialmente Kosher.

De uma história como esta podemos ver que quando um judeu decide que quer comer Kasher e assume com orgulho sua opção, os outros, inclusive os não-judeus, não somente respeitarão a decisão, como inclusive darão apoio e ajuda para que a comida Kasher não seja um obstáculo para reuniões de negócios, encontros sociais e festas.

Editado por Fernando Bisker(EUA-Miami) - matéria adaptada do Jerusalem Post - fev.2010

Speckles, California August 2, 2009 Coca-Cla Fish Eye restored


originally uploaded by hoteldennis.

Baltimore Barclay & 27th St. February 14, 2010 (85)


originally uploaded by hoteldennis.

This is not a ghost, this is in use !!! Do not park your car there...

segunda-feira, março 29, 2010

Coca-Cola Gift sets using 12-pck cartoon - Mississipi


originally uploaded by GlennFerrell.

domingo, março 28, 2010

Coca-Cola 1886-1936 Newspaper AD

Just found today at NOV 29, 1936 of  THE MILWAUKEE JOURNAL. One day in one corner, today everywhere.

José Roitberg - journalist


Climbing Hua Shan - Coca-Cola Everywhere


originally uploaded by Akira2506.

(from author of the pic) While resting in a restaurant some 1,600 meters up the mountain, saw this guy delivering some Coca-cola. On Feb 3rd 2010 I climbed Hua Shan again. These are my photos. For more photos / the story, and others...check out my blog http://blog.supertidy.net/

sábado, março 27, 2010

Feliz Ano Novo Iraniano

I can't ever talk to much against Ahmadinejad because I openly invited him take a kosher salami at my deli in Rio de Janeiro when he came to Brazil. Unfortunately he was unable to come. The meat is halal and kosher, so there is no problem for him.

But the great Phill Mooney from Coca-Cola Archives bring us with this two amazing 1956 ads, during the ruling of the Xa in Iran. They are for Nowruz, the Iranian New Year celebrated for over 3.000 years, since ancient Persia. So, happy Nowruz, but you will not destroy Israel. Better celebrate with Coke.

According do Phill, the Iranian Plant (please do not say that Phill is talking about Uranium Plant...) opened by October 11, 1956 and these were the two ads for the occasion. Everytime we have to thank to Phill to publish the most unknown and relevant findings of the Archive.


português

Eu não posso falar muito contra o Ahmadinejad porque abertamente o convidei para levar um salame kosher em minha deli no Rio de Janeiro quando ele veio ao Brasil. Infelizmente ele não pode aparecer. A carne é halal e kosher, então não havia problema para ele.

Mas o grande Phil Mooney do Arquivo da Coca-Cola nos presenteou com estes dois espetaculares anúncios de 1956, durante o governo do Xa no Irã. Eles são para o Nowruz, o Ano Novo Iraniano, delebrado a 3.000 anos, desde a Persia antiga. Então Feliz Nowruz, mas vocês não vão destruir Israel. Melhor celebrar com Coca.

De acordo com Phill, a fábrica iraniana abril em 11 de outubro de 1956 e estes são os dois anúncios para a ocasião. Todas as vezes devesmo agradecer ao Phill por publicar estes achados relevantes e desconhecidos do Arquivo da Coca-Cola.

José Roitberg - jornalista

Ghost Coke Fridge


originally uploaded by Soonlar.

An old Coke machine that was abandoned by the farmer that used to own the property in our development. My Brother-in-law and I were talking about the show "American Pickers" and I mentioned an old Coke machine I saw one day that was buried in the bushes near a walking trail. Next thing I know we were digging this thing out with flash-lights and a shovel.

Jean Harlow deixou sua beleza num ad da Coca-Cola

Coca-Cola em 1932. No canto inferior direito, abaixo do nome da atriz (ação pouco convencional da Coca-Cola) há "Howard Huges Star - Estrela de Howard Huges" mostrando bem como o magnata era relamente dono das pessoas...

http://en.wikipedia.org/wiki/Jean_Harlow in english


(da Wikipedia) Jean Harlow, nome artístico de Harlean Carpentier (Kansas City, 3 de março de 1911 — Los Angeles, 7 de junho de 1937), foi uma atriz norte-americana de cinema, que antecedeu Marilyn Monroe como a primeira atriz loira a explorar seu sex-appeal.

Jean era filha de um bem sucedido dentista e de uma dona-de-casa. Aos 16 anos de idade fugiu de casa para se casar com o jovem empresário Charles McGrew, o casal logo mudou para Los Angeles, onde ela iniciou sua carreira.

Jean começou em Hollywood como figurante até 1929, quando Howard Hughes, que estava refilmando Hell's Angels (1930) em versão falada, encantou-se por ela. Nessa mesma época seu casamento acabou em divórcio. Terminado o filme, Jean fez uma turnê pelo país em divulgação do mesmo. Infelizmente, Hughes não tinha outros projetos para ela e acabou por vender seu contrato a MGM. A partir dai sua carreira decolou.

Em 1932, casou-se com um assistente de Irving Thalberg na MGM, Paul Bern. A relação dos dois era muito conturbada. Ironicamente, a deusa sensual das telas escolheu para marido um homem impotente, sexualmente falando. Ele passou a agredi-la, devido a sua frustração. A situação logo se tornou insuportável. O casal vivia de aparências. Então, certo dia, enquanto Jean estava no estúdio, Bern se matou com uma pistola de calibre 38, encharcado do perfume favorito da esposa, Mitsuko.

Em 1933 casou-se novamente com o cineasta Harold Rosson, acabou divorciando-se oito meses depois.

Estrelou em mais de trinta filmes em uma carreira que durou apenas dez anos, até 1937, durante as filmagens de Saratoga, Harlow ficou doente e faleceu, o filme teve que ser finalizado usando uma dublê filmada sempre a distância.

sexta-feira, março 26, 2010

The Coke Side of Fiji - Nice can 2010


Coca-Cola Far Far Away in Volgograd, Russia


originally uploaded by domradude.

Coca-Cola Women Baseball League

From http://www.vfa.us/News.htm

This poster has a definite trace of Haddon Sundblom. The site cites Coca-Cola Archives stating that the original caption was "
In a switch of gender roles unusual for the 1950's, a boy serves frosty bottles of Coca Cola to a girls' baseball team." Not the poster caption, but the archive caption. The date is placed ate 1950s and I'm expecting a clarification of Coca-Cola because women's league was a must during WW2, not necessarily at the 1950s. This poster was reprinted and sold in 1991.

português

Este poster é definitivamente de Haddon Sundblom. O site cita os arquivos da Coca-Cola dizendo que a legenda original do arquivo, não do poster era "numa troca pouco usual de gênero para os anos 1950 um garoto serve cocas geladas para um time de baseball feminino. Eu estou esperando algum esclarecimento da empresa porque a liga feminina era uma característica da Segunda Guerra Mundial e não necessariamente nos anos 1950. O poster foi reimpresso em 1991.

terça-feira, março 23, 2010

Coke Machine Old Chinese


originally uploaded by Alyssa Webster.

An old coke machine in the African out post in Disney's Epcot Park.

segunda-feira, março 22, 2010

6x8 Coca-Cola e seus malucos...


originally uploaded by ncokecan.

Small Cola Wars in Brazil


originally uploaded by roitberg.

Both going hard to small and cheap sizes. Coca-Cola with nice PET 250 ml and strange "double logo" 250 ml can for R$ 1,00 or 0,99, and Pepsi-Cola with a strange "blue PET" 237 ml. This is the first time for Pepsi but Cokes are going in and out of the market for some 4 years

Coca-Cola Winter Olimpcs M5 botles 2010


originally uploaded by mycokecancollection.com.

Coca-Cola Winter Olimpcs Bus, Potno Grey, Vancouver 2010 - 2


originally uploaded by etherealwings09.

Coca-Cola Winter Olimpcs Bus, Potno Grey, Vancouver 2010 - 1


originally uploaded by etherealwings09.

Coca-Cola Sign of Good Taste FishEye Ghost


originally uploaded by A Picture is Worth ---.

sábado, março 20, 2010

Coca Cola delivery van Disneyland Paris, January 2010


originally uploaded by sweetandsimplestyle.

quinta-feira, março 18, 2010

St. Patrick's Day March 17th 2010Coca Cola aRMY tRUCK 2


originally uploaded by momma1965.

St. Patrick's Day March 17th 2010Coca Cola aRMY tRUCK


originally uploaded by momma1965.

Uau! English Fish&Chips, Citroen Truck, in Spain! Only Coca-Cola


originally uploaded by Joe Lomas.

Mojácar, Almería. España.

quarta-feira, março 17, 2010

1957 ... Coke picnic


originally uploaded by x-ray delta one.

Coke picnics mean very diferent thing form year now...

5.210.890 Followers of Coca-Cola at Facebook

It's amazing how some tecno gadgets really change our lifesitle. I think i'm not wrong to say without research that no other trademark has this amount of "friends". Coke spent some 30 years to get do 10 mllion a day. How will it take to have 10 million friends?

As coisas podiam ter ido melhor com Coca-Cola - Ides of March



























040026-hi-lo
In 1969, The Coca-Cola Company began a very tongue in cheek advertising campaign.  In a play on the words of our slogan, "Things Go Better with Coke," we brought out the "Things Would Have Gone Better with Coke" campaign.  This campaign featured some histories cast of characters that experienced a bad day or two.
One of those people was Julius Caesar who was not too fond of March.  Today is March 15, or, in the ancient Latin calendar, the Ides of March.  Julius Caesar was famously warned to beware the Ides of March but ignored the warnings and was stabbed to death in the Roman Senate. This famous murder was later dramatized by Shakespeare in his play Julius Caesar and resulted in one of the few Latin phrases I can still recall from school, "Et Tu, Brute?"
So as you enjoy a Coke today, think about poor Casear and the Ides of March.
By Phill Mooney - Coca-Cola
Marie Antoinette, Henry VIII, Napoleon and Cap Bligh added by José Roitberg


português
Em 1969 a Coca-Cola começou uma campanha curiosa, brincando com sua própria publicidade. Em contraponto ao slogan "Tudo Vai Melhor com Coca-Cola" foi criado o "Tudo Podia Ter Ido Melhor com Coca-Cola". A campanha tinha figuras históricas que se deram mal. Uma delas foi Julio César o imperador romano morto por Brutus nas revistas de março.
Em meu acervo também possuo os anúncios com Maria Antonieta, Henrique VIII, Napolão e o do Capitão Blight do Motim do Bounty.

terça-feira, março 16, 2010

Another Coke Ghost truck


originally uploaded by Judddude.

Coca-Cola and pretzels!


originally uploaded by kennethkonica.

I wonder how many pictures of Coca-Cola gets blogged on their site. This picture was blogged by Coke already so thanks Coca-Cola. Why not BENZEL'S PRETZELS?

sábado, março 13, 2010

Minitruck delivering Coca Cola in Santiago, Chile.


originally uploaded by So Cal Metro.

quinta-feira, março 11, 2010

Coca-Cola Motorcicle Delivery Copacabana Brazil 1


originally uploaded by roitberg.

No Rio de Janeiro há lei da prefeitura limitando a descarga de caminhões para entre 10 e 6 da tarde. A Coca e a Honda criaram um modelo até agora exclusivo que pode entregar cargas fora desta janela. Foi um movimento inteligente e criou um outdoor ambulante quando os outdoors estão proibidos também.

Due to municipally regulations on prohibition of truck unloads beetwen 10am and 6pm, Coca-Cola na Honda created a - to now - exclusive model, to deliver charges outside de truck windows. Very clever move and another mobile bilboard stuff, as bilboards are prohibited too..

Coca-Cola Motorcicle Delivery Copacabana Brazil 2


originally uploaded by roitberg.

Coca-Cola Motorcicle Delivery Copacabana Brazil 3


originally uploaded by roitberg.

Due to municipally regulations on prohibition of truck unloads beetwen 10am and 6pm, Coca-Cola na Honda created a - to now - exclusive model, to deliver charges outside de truck windows. Very clever move and another mobile bilboard stuff, as bilboards are prohibited too..

No Rio de Janeiro há lei da prefeitura limitando a descarga de caminhões para entre 10 e 6 da tarde. A Coca e a Honda criaram um modelo até agora exclusivo que pode entregar cargas fora desta janela. Foi um movimento inteligente e criou um outdoor ambulante quando os outdoors estão proibidos também.

2010 coca-cola and fanta strawberry afeganistan


originally uploaded by roitberg.

Unbelievable !!! Coke and Fanta form Afeganistan !!! This is an official Coca-Cola shot posted by Phill Mooney, official archivist. So.. The Musli word boicot Coca-Cola... Crap...

Coca-Cola hat Brick Making Family in Jucaro Granma Province, Cuba.


originally uploaded by Robin Thom.

Coca-Cola Mika Happiness M5 Bottle


originally uploaded by Oli-dia.

terça-feira, março 09, 2010

coca cola very rusted fridge


originally uploaded by Danielle Foto Fun.

segunda-feira, março 08, 2010

Coca-Cola Winter Olimpcs Bus Stpo Vancouver Granville 2010


originally uploaded by etherealwings09.

Cocas bicentenario del estado de Tlaxcala Mexico


originally uploaded by cesar nandez.

sexta-feira, março 05, 2010

Bondinho Coca-Cola Lisbon / Carreira No 28


originally uploaded by michael_hamburg69.

Comercial da Pepsi para a Copa 2010 - versão longa 2m30s

Ainda não está no ar.

quinta-feira, março 04, 2010

Coca-Cola Old neon at Fremon Street, Las Vegas


originally uploaded by mobycat.

Lovely Old advertising mural in Tupelo, Mississipi


originally uploaded by Penny Sanford Porcelains.